Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores do PT em Goiânia por fraude à cota de gênero
- Folha de Jaraguá

- 17 de out.
- 1 min de leitura
17/10/2025 (13hs32m) A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores Edward Madureira, Fabrício Silva Rosa e Kátia Maria, todos do Partido dos Trabalhadores (PT), após constatar fraude à cota de gênero no Partido Verde (PV) — legenda integrante da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV.
A decisão foi proferida pela juíza Mariuccia Benício Soares Miguel, da 2ª Zona Eleitoral de Goiânia, e publicada nesta sexta-feira (17). Segundo a magistrada, houve indícios de que candidaturas femininas fictícias foram utilizadas apenas para cumprir a exigência legal de participação mínima de mulheres nas eleições proporcionais.
O presidente do PV, advogado Cristiano Cunha, afirmou à coluna que a Federação irá recorrer da decisão e que possui provas suficientes para demonstrar que as candidaturas eram legítimas.
Com a decisão, os parlamentares perdem temporariamente os mandatos, mas podem continuar nos cargos até o julgamento de eventuais recursos. O caso ainda deve ser analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).



















Comentários