top of page

Justiça autoriza empresário goiano a plantar e usar maconha para tratamento de saúde

02/02/2023 (19hs01m) - Um empresário de 29 anos de Goiânia foi autorizado, pela Justiça Federal, a cultivar e usar maconha em seu apartamento para fins medicinais. A decisão funciona como um “salvo-conduto” que impede autoridades policiais de apreenderem as plantas. Conforme narrado no processo, Matheus Ribeiro Nascente sofre com dores crônicas na coluna, problemas estomacais e doenças mentais como transtorno depressivo e ansiedade desde criança, e só teve melhoras significativas após o início do tratamento com cannabis.


Matheus conta que faz acompanhamento médico desde os 6 anos de idade, sendo medicado para diversos problemas. “Sou diagnosticado com transtorno bipolar, tenho ansiedade generalizada e transtorno recorrente depressivo. Já cheguei a tomar quinze comprimidos por dia”.


Além dos transtornos mentais, o empresário, que vive em um apartamento no bairro Alto da Glória, na capital goiana, diz também sofrer com problemas estomacais e na lombar há anos. Conforme laudos anexados ao processo, o jovem tem também lombalgia, gastrite e esofagite.


Segundo Matheus, os medicamentos sempre trouxeram inúmeros efeitos colaterais, que o fizeram ir ao hospital por várias vezes. “Eu tinha febre, diarreia, vômitos. Eu já procurei o pronto-socorro 18 vezes por causa de efeitos dos remédios”, destaca.


Em sua sentença proferida na última sexta-feira (27), o juiz Alderico Rocha Santos concede o habeas corpus (salvo-conduto) para determinar que qualquer tipo de polícia se abstenha de prender, apreender ou investigar Matheus por “aquisição, importação, porte, transporte, plantio, cultivo, processamento e produção de sementes, mudas, insumos e o próprio medicamento a ser produzido à base cannabis sativa para o tratamento de sua saúde”.  |   Informações Jornal O Popular



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page