• Folha de Jaraguá

Jaraguá recebe temporada de shows nas feiras livres com banda de música

05/05/2022 (17hs09m) - Neste final de semana começa um dos projetos musicais que vai entrar pra história da cidade de Jaraguá. É a Lira Nas Feiras, uma temporada de shows de música erudita e popular que vai rolar gratuitamente nas feiras livres com apresentação da Banda Lira Jaraguense. A estreia nesta sexta-feira acontecerá na Praça do Cigano, Vila São José, a partir das 18h30. No domingo, dia 8, o show acontece na Feira Coberta, a partir das 8h30 da manhã. Neste mês, a programação volta a acontecer no dia 20 de maio, novamente na feira da Praça do Cigano.


O projeto Lira nas Feiras tem o objetivo de promover cultura, valorizar a educação musical e o potencial de novos talentos, além de democratizar o acesso à música erudita e popular, aproximando diferentes públicos: agricultores, crianças, idosos, população em geral, tornando as feiras um ambiente de entretenimento e arte.


Lira Jaraguense é uma tradicional banda do município que oferece gratuitamente aulas de educação musical para jovens e crianças. A iniciativa é do Maestro Euripedes José dos Santos, militar da reserva da Aeronáutica que, juntamente com amigos, fundou a Associação dos Músicos de Jaraguá em 2010 e, com recursos próprios e doações, criou a banda e este projeto social. Hoje, o multi-instrumentista Ciro Celestino, filho do maestro, é professor na Banda e auxilia no dia a dia da instituição.


A produtora cultural do evento Lira Nas Feiras, Anna Laura Machado, explica que este evento pretende aproximar o público de Jaraguá com este projeto social, a fim de incentivar jovens músicos e valorizar a Banda Lira, que é patrimônio histórico imaterial de Jaraguá.


“Milton Nascimento disse que 'o artista deve ir onde o povo está' e este projeto leva música para o povo, para que conheçam a Banda Lira Jaraguense de perto e não apenas nas festas tradicionais. Vai ser um show diferente, repertório variado com modão e músicas internacionais”, comenta a produtora Anna Laura Machado.


O evento Lira nas Feiras terá ao todo 18 shows ao longo dos próximos meses e encerrará em setembro com oficina de música com o Quinteto Metais do Cerrado e um encontro especial entre novos talentos e músicos consagrados. Este projeto foi contemplado pelo edital de fomento da música do Fundo Estadual de Arte e Cultura do Estado de Goiás 13/2017.


LIRA NAS FEIRAS

Dia 6 de Maio – sexta-feira

Horário: 18h30

Local: Feira da Praça do Cigano, Vila São José.


Dia 8 de Maio - Domingo

Horário: 8h30

Local: Feira Coberta


Dia 20 de Maio – Sexta-feira

Horário: 18h30

Local: Feira da Praça do Cigano, Vila São José.


Informações: Instagram - @bandalirajaraguense

Mari Magalhães

(62) 99632-5470 (whatsapp)

Jornalista



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif