top of page

Irmãos pescam peixe de 2 metros e cerca de 100 kg 100 kg no Rio Araguaia, em Luiz Alves

  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

13/04/2026 (07hs34m) - Dois irmãos pescaram uma piraíba de cerca de 2 metros e aproximadamente 100 kg no Rio Araguaia, em Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, na região norte de Goiás. O peixe foi fisgado na última terça-feira (7) durante uma pescaria. O animal, no entanto, não pode ser consumido.

Os produtores rurais Jardem Martins Parreira, de 40 anos, e Jadson Martins Parreira, de 38, moram em Santa Helena de Goiás, no sudoeste do estado. Em entrevista ao O Popular, Jardem contou que a captura de um exemplar desse porte era um objetivo antigo da dupla. Um vídeo mostra o momento em que Jardem aparece sorrindo enquanto segura o peixe dentro da água.


Peixe é considerado raro

Segundo guias de pesca da região, exemplares desse tamanho são raros. A estimativa é de que apenas cerca de sete peixes desse porte sejam fisgados por ano no Rio Araguaia.

Jardem descreveu a captura como a realização de um sonho.


Espécie não pode ser consumida

Apesar do tamanho, a piraíba é uma espécie protegida por lei e não pode ser consumida. A legislação ambiental determina que o peixe deve ser devolvido ao rio imediatamente após a captura. A pesca da espécie é permitida apenas na modalidade esportiva, conhecida como “pesque e solte”. Nesse caso, o pescador deve possuir licença emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


A piraíba está entre as espécies cuja captura não permite abate, transporte ou consumo nas bacias hidrográficas do Araguaia-Tocantins e do Paranaíba. Entre os peixes protegidos também estão o jaú, pirarara, pirarucu, dourado e pintado, conforme regras ambientais vigentes.

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
SANEAGO 360 X 250.gif
bottom of page