Interrupção de venda de carne a China, faz preço da picanha baratear, ao menor nível em 15 meses
11/03/2023 (07hs20m) - Os preços das carnes caíram 1,22% em fevereiro no Brasil, apontam dados divulgados de sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a maior baixa desses produtos no IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) desde novembro de 2021.
Ou seja, a nova queda é a mais intensa em 15 meses, o equivalente a mais de um ano. Em novembro de 2021, as carnes haviam recuado 1,38%.
Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IPCA, lembrou que os preços já vinham em uma trajetória de trégua após fortes altas na pandemia.
Segundo ele, a baixa em fevereiro deste ano pode ter sido intensificada pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China.
A suspensão das em vendas aos chineses depois de um suposto caso do mal da vaca louca no Pará, teria resultado em um aumento da oferta no mercado interno e consequente queda dos preços.
No IPCA, a variação das carnes reflete os preços de 18 subitens. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda (-2,63%). Em seguida, vieram figado (-2,50%), alcatra (-2,50%), capa de file (-2,37%) e costela (-2,28%). | Informações AgroNews
Comments