Inscrições para curso gratuito de robótica em Jaraguá vão até 24 de outubro
- Folha de Jaraguá

- 23 de out.
- 2 min de leitura
22/10/2025 (17hs58m) - As inscrições para o curso gratuito de introdução à robótica e outras tecnologias em Jaraguá foram prorrogadas até o dia 24 de outubro. A iniciativa é do Goiás Social, programa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG).
Podem participar crianças e jovens de 8 a 20 anos, estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada que moram em Jaraguá. São 40 vagas destinadas a alunos da Escola Municipal Affonsina de Freitas (Tia Sina), unidade onde será realizado o curso, e 40 vagas destinadas ao público geral.
As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de outubro, pelos links:
abre.go.gov.br/jaraguatemstart para alunos de outras escolas do município; e
abre.go.gov.br/startjaraguaemaf para alunos da Escola Municipal Affonsina de Freitas (Tia Sina). O resultado será divulgado no dia 25 de outubro, e o período de matrículas começa em 27 de outubro. As aulas têm início em 28 de outubro.
O objetivo do programa é democratizar o acesso à ciência e à tecnologia para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo, além da robótica, contato com linguagens de programação, impressão 3D, realidade virtual e inteligência artificial. Metade das vagas é destinada prioritariamente para meninas, incentivando também a participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação.
“Este é o início de uma jornada que o governo Ronaldo Caiado está promovendo para a formação em tecnologia. É a porta de entrada para muitas crianças e jovens em direção a um futuro onde a tecnologia transforma vidas. Este é o momento em que elas descobrem vocações, desenvolvem competências e sonham com carreiras que pareciam distantes”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Programa Start
O Programa Start, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), é uma iniciativa que insere crianças e jovens de baixa renda, de 8 a 20 anos, no mundo da robótica e tecnologias avançadas. O programa oferece cursos gratuitos de robótica, programação, impressão 3D, inteligência artificial e realidade virtual, priorizando alunos da rede pública e reservando 50% das vagas para meninas. As aulas ocorrem em laboratórios distribuídos em diversos municípios do estado, com o objetivo de preparar os participantes para o mercado de trabalho tecnológico.



















Comentários