Ibovespa despenca e dólar dispara após decisão de Dino em blindar Moraes contra Lei Magnitsky
- Folha de Jaraguá
- há 1 hora
- 1 min de leitura
19/08/2026 (16hs43m) - O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), registrou queda acentuada de 2,10%, atingindo 134.436 pontos às 12h35 desta terça-feira (19/8). No mesmo horário, o dólar avançava 0,90%, cotado a R$ 5,48.
A reação do mercado foi imediata aos desdobramentos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, tomada na segunda-feira (18/8). O magistrado determinou que cidadãos brasileiros não podem ser afetados, dentro do território nacional, por leis ou decisões estrangeiras referentes a atos praticados no Brasil.
A medida atendeu a um pedido do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) contra municípios que recorreram a cortes internacionais para ampliar indenizações relacionadas ao rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015, envolvendo a mineradora Samarco.
Apesar do contexto jurídico voltado ao setor de mineração, analistas destacam que a decisão pode ter efeitos diretos sobre sanções internacionais, especialmente as impostas pelo governo de Donald Trump contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A polêmica abre espaço para debates sobre soberania nacional, relações diplomáticas e segurança jurídica para investidores estrangeiros, fatores que explicam a volatilidade do mercado financeiro nesta terça-feira.
