Governo do Rio divulga imagens inéditas da operação contra o Comando Vermelho
- Folha de Jaraguá

- há 5 horas
- 1 min de leitura
29/10/2025 (12hs41m) - O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta quarta-feira (29), imagens inéditas da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, que teve como alvo integrantes da facção Comando Vermelho (CV).
As imagens mostram veículos blindados avançando por ruas tomadas por fumaça, barricadas incendiadas e agentes das forças de segurança em ação em áreas de mata da Serra da Misericórdia. Também é possível ver armas apreendidas, entre elas fuzis de alto calibre, e criminosos fugindo pela vegetação durante o confronto.
Segundo o governo estadual, a operação, batizada de “Operação Contenção”, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, além de promotores do Gaeco/MPRJ. Até o momento, foram 81 prisões, 42 fuzis apreendidos e 64 mortes confirmadas, sendo 60 suspeitos e quatro policiais.
A ação é considerada a mais letal da história do estado, mas moradores denunciam que o número de vítimas pode ser muito maior. Durante a madrugada, dezenas de corpos foram levados por populares à Praça São Lucas, na Penha, o que pode elevar o total de mortos para mais de 100.
O governo informou que as imagens divulgadas fazem parte do material de documentação da operação e serão encaminhadas à perícia da Polícia Civil. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é “garantir transparência” e permitir a análise técnica sobre a atuação das forças policiais.

















Comentários