Governo de Goiás entrega novo Terminal Praça da Bíblia em Goiânia, com investimento de R$ 29 milhões
- Folha de Jaraguá

- 30 de set.
- 2 min de leitura
29/09/2025 (12hs57m) - Os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana passam a contar, a partir desta segunda-feira (29), com o novo Terminal Praça da Bíblia, totalmente reconstruído pelo Governo de Goiás. A obra recebeu aporte de R$ 29 milhões e, segundo o governador Ronaldo Caiado, garante mais tecnologia, segurança e conforto aos passageiros.
Estrutura modernizada
O espaço teve a área coberta ampliada em 60% e ganhou iluminação de LED, totens eletrônicos de informação, sistema de sonorização, padrões de acessibilidade e monitoramento por 73 câmeras com inteligência artificial, capazes de realizar reconhecimento facial. O terminal atende 42 linhas de ônibus e recebe cerca de 65 mil passageiros por dia.
Além dele, os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também passam por obras e devem ser entregues até 2026.
Transporte sustentável
Na mesma solenidade, o governo entregou 90 ônibus a diesel Euro VI – modelo menos poluente – e um veículo biarticulado elétrico Eletra, que será integrado à frota do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).
“Goiás foi o primeiro estado a avançar em ônibus elétricos e padrão Euro VI, os que menos poluem no mundo. Vamos renovar 100% da frota até 2026, com prioridade para combustíveis limpos, chegando a 1,5 mil novos ônibus”, destacou Caiado.
Gestão integrada
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou que o avanço é resultado de um modelo inovador de gestão, em parceria entre Estado e prefeituras. Já o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, disse que o sistema atual “é diferenciado e demonstra respeito ao cidadão”.
O secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que um estudo operacional foi feito para garantir mais eficiência nos horários de pico, com ônibus climatizados e Wi-Fi.
Segurança reforçada
O terminal também será integrado ao Programa Viagem Segura, que já conta com 3 mil câmeras ligadas à Secretaria de Segurança Pública. Até 2026, serão 6 mil equipamentos, permitindo ação mais efetiva da Polícia Militar e maior tranquilidade aos usuários.
Impressão dos passageiros
Para os frequentadores, as mudanças já são sentidas.
“Está muito bonito, limpinho, cheiroso e arrumado. Estou me sentindo bem confortável. Espero que continue assim”, disse a pensionista Natália Ramos Feitosa Souza, 56 anos.
Ela ainda fez um apelo: “Que o povo tenha consciência de preservar, porque é nosso, então temos que cuidar.”

















Comentários