top of page

Ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga alerta para risco de forte recessão no Brasil a partir de 2027

há 4 horas
1 min de leitura

26/10/2026 (19hs24m) - O economista Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, alertou, em entrevista recente, para o risco de o Brasil enfrentar uma forte recessão a partir de 2027, caso não sejam adotadas medidas para conter o agravamento dos problemas econômicos. Na avaliação dele, o avanço da inadimplência e as dificuldades financeiras das empresas representam sinais de alerta.

Segundo o relato, a deterioração do crédito começa com o endividamento das famílias e repercute no comércio. Com consumidores em dificuldade para pagar contas e realizar novas compras, o varejo enfrenta estoques parados e dívidas que comprometem a continuidade das atividades.


O diagnóstico também aponta dificuldades em outros setores, com empresas recorrendo à recuperação judicial para renegociar débitos e tentar manter suas operações. O instrumento, porém, não significa necessariamente o encerramento das atividades.


Se esse quadro se intensificar, os possíveis efeitos incluem redução de investimentos, fechamento de empresas, desemprego e queda na renda. A diminuição da atividade econômica também pode prejudicar a arrecadação e ampliar a pressão sobre as contas públicas.


Fraga comparou o risco ao cenário de retração registrado durante o governo Dilma Rousseff. A possibilidade de uma crise semelhante, entretanto, representa uma avaliação condicionada à evolução da economia e às medidas adotadas, e não um desfecho inevitável.


Nota editorial: a identificação foi acrescentada conforme sua informação. A data, o veículo e o conteúdo original da entrevista ainda precisam ser conferidos antes da publicação.

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
bottom of page