top of page

Erika Hilton assume Comissão da, e deputada Clarissa Tércio reage com indignação.

  • 14 de mar.
  • 1 min de leitura

12/03/2026 (11hs34m) A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) foi eleita, ontem, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.

É a primeira vez que uma mulher trans assume o comando do colegiado. Houve protesto das bolsonaristas e a parlamentar estuda recorrer ao Conselho de Ética contra as falas transfóbicas.


A deputada federal Clarissa Tércio se mostrou indignada com a escolha de Erika Hilton para presidir a Comissão da Mulher. Durante a votação, a parlamentar disse que não pode ser representada por alguém que não sabe o que é saúde da mulher.


Clarissa ainda criticou mulheres que apoiaram Erika Hilton e disse que isso representa uma perda de espaço.


O pleito foi em dois turnos. No primeiro, apesar de Erika concorrer com chapa única, não alcançou o número necessário para ser confirmada na presidência da comissão.


Foram registrados 10 votos favoráveis e 12 em branco, o que impediu a eleição naquele momento. Como os votos em branco não atingiram a maioria absoluta — eram necessários 13 —, a presidente da comissão, Célia Xakriabá (PSol-MG), abriu uma segunda votação, em que bastava maioria simples. Assim, Erika foi escolhida com 11 votos favoráveis e 10 em branco.

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
bottom of page