• Folha de Jaraguá

Em fazenda no município de Rialma, vaca morre com doença da raiva

07/01/2022 (17hs06m) - Uma vaca morreu depois de ser contaminada com a doença da raiva em uma fazenda em Rialma, município situado na região do Vale do São Patrício, em Goiás. Além do bovino, outros quatro animais vieram a óbito pela doença.


A vaca apresentava fraqueza, cambaleios e espuma na boca desde o dia 30, mas a equipe da Agrodefesa não conseguiu fazer o atendimento devido às fortes chuvas que caíam na região. Na segunda-feira (3), a vaca morreu.


O gerente de sanidade animal da Agrodefesa, Antônio do Amara, explica que veterinários foram no local no dia seguinte para coletar material para uma análise. “No dia 4 de janeiro, conseguimos fazer a coleta do animal. É um bovino, uma fêmea, conseguimos coletar o material encefálico e trouxemos o material para o laboratório de diagnostico que fez a análise que deu positivo para doença da raiva”, explica.


Além da vaca, um cavalo de uma propriedade vizinha morreu com sintomas semelhantes. Outros três animais, entre eles porcos e cavalos, morreram também.


Após a confirmação da doença, a equipe da Agrodefesa retornou no local para orientar os produtores rurais a vacinar seus rebanhos, num raio de 12km, contra a raiva. A vacinação é obrigatória e será fiscalizada pelo órgão.


“Estamos acompanhando a vacinação, a parte de controle de morcegos hematófagos junto com um profissional e a orientação a população da parte de zoonoses que é a transmissão do animal e que ela é 100% letal. No momento em que a pessoa ou o animal é contaminado, não tem tratamento e geralmente vem a óbito entre 10 e 14 dias”, explica o gerente.


Aos veterinários, o proprietário da vaca contou que existe um abrigo de morcegos próximo a fazenda. Por ser o principal transmissor da doença, a Agrodefesa irá capturar um desses animais para realizar exames.


A raiva é uma doença viral zoonose, ou seja, uma doença transmitida por um vírus que passa dos animais para o ser humano e vice-versa. - Mais Goiás



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
CAMPANHA IPTU.jpg
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif