Documentário mostra como era Pirenópolis em 1969 e vídeo ganha repercussão na web
- Folha de Jaraguá
- há 31 minutos
- 1 min de leitura
21/10/2025 (10hs17m) - Um registro raro de Pirenópolis em 1969 tem emocionado moradores e admiradores da cidade histórica. O documentário “Tesouro Recuperado”, disponível na íntegra no YouTube, revela cenas do cotidiano e das tradições locais, em especial da Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais importantes manifestações culturais do município.
Para muitos, assistir ao vídeo é uma verdadeira viagem no tempo. “É pura nostalgia, uma felicidade imensa ver essas imagens”, relatou Josefa Rodrigues, moradora da cidade.
As gravações mostram, entre outros cenários, a Rua do Lazer, hoje um dos principais pontos turísticos de Pirenópolis, ainda com poucas construções à época. O filme também retrata hábitos e costumes de um período em que a maioria das famílias não possuía aparelhos de televisão, tornando essas imagens um registro histórico de valor incalculável.
O material foi publicado pelo Portal Piri Centro Técnico Audiovisual, sob o título original “Pirenópolis — O Divino e as Máscaras”. Produzido em 1969, o longa-metragem é uma verdadeira cápsula do tempo, que permite às novas gerações conhecer — e aos mais antigos reviver — as tradições que continuam vivas até hoje.
