• Folha de Jaraguá

Dirigir após fumar maconha pode ser tão perigoso quanto depois de beber, diz estudo

11/05/2022 (06hs47m) - Uma pesquisa publicada no JAMA Internal Medicine, periódico científico da Associação Americana de Medicina, descobriu que, nos EUA, há um aumento de 12% em acidentes fatais de trânsito todo dia 20 de abril, a partir das 16h20. Com isso, os cientistas afirmam que dirigir após fumar maconha é algo bastante perigoso.

Você está se perguntando qual a relação desse dia e horário com o consumo da droga e as batidas de carro? O 420 é meio que um número símbolo para usuários de maconha -- há diversas teorias para isso, nenhuma oficial. No formato americano, 20 de abril e 16h20 são, respectivamente, 4/20 e 4:20. Ou seja, um "momento único no ano e especial" para usuários da erva, que muitos comemoram fumando.


Para descobrir o aumento de 12% no número de acidentes de carro com morte todo o dia 20 de abril entre 16h20 e 23h59, quando comparado a outros dias e horários, os pesquisadores analisaram o banco de dados de tráfego dos Estados Unidos por 25 anos consecutivos (de janeiro de 1992 a dezembro de 2016).

Como a maconha prejudica a direção

O tetrahidrocanabinol (THC) é um dos principais princípios ativos da cannabis sativa e um dos responsáveis pelas alterações de percepção após o consumo da planta. Os autores ressaltam que estudos anteriores já demonstraram que concentrações elevadas de THC no organismo diminuem o tempo de reação do motorista às flutuações do trânsito.


Apesar dessa evidência, a condução após o consumo de maconha é surpreendentemente comum. De acordo com os responsáveis pelo estudo, serve de alerta para a criação de campanhas de conscientização específicas para a droga.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif