Comitiva de Lula em Nova York reúne 100 integrantes e já acumula gastos de R$ 3,3 milhões
- Folha de Jaraguá

- 26 de set.
- 2 min de leitura
25/09/2025 (13hs14m) - A comitiva do governo federal em Nova York, onde ocorre a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), reúne ao menos 100 integrantes, entre ministros, servidores públicos e funcionários de estatais. Segundo levantamento do Jornal Metrópoles, as despesas com hospedagem em hotéis e aluguel de veículos oficiais já ultrapassam R$ 3,3 milhões.
Embora a agenda principal tenha como destaque o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na ONU, nem todos os participantes estão diretamente ligados ao evento. Muitos servidores participam de encontros paralelos, como a Semana do Clima de Nova York, considerada uma das principais plataformas globais de debate sobre sustentabilidade e meio ambiente.
No entanto, registros nas redes sociais mostraram que parte dos integrantes aproveitou a estadia para atividades de lazer. Houve relatos de passeios turísticos em ônibus panorâmicos pela cidade e até corridas no Central Park, o mais famoso parque de Manhattan.
A diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial (MIR), por exemplo, publicou vídeos em pontos icônicos de Nova York, como a Times Square. O MIR informou que ela não integra oficialmente a comitiva da ONU, mas participa de reuniões ligadas à agenda climática e de justiça racial, em preparação para a COP30.
Já o secretário extraordinário de Controle dos Desmatamentos do Ministério do Meio Ambiente, André Rodolfo de Lima, compartilhou em suas redes sociais registros de uma corrida matinal de uma hora pelo Central Park.
Contexto político
A presença ampliada de servidores e representantes de estatais na viagem tem gerado críticas de opositores, que acusam o governo de promover uma comitiva inflada em meio a restrições orçamentárias no Brasil.
O governo, por outro lado, defende que a participação brasileira em diferentes frentes é essencial para reforçar compromissos internacionais em áreas estratégicas, como clima, sustentabilidade, equidade racial e direitos sociais.

















Comentários