Caso de cavalo “mutilado” nas pastas em Bananal (SP) gera comoção e mobiliza famosos
- Folha de Jaraguá
- há 1 dia
- 2 min de leitura
19/08/2025 (07hs22m) - Um caso de maus-tratos a um cavalo, que teve as patas mutiladas com um facão, viralizou nas redes sociais e gerou uma onda de indignação e solidariedade. O crime aconteceu em Bananal, no interior de São Paulo, e resultou na morte do animal. A Polícia Civil investiga os responsáveis.
Repercussão nas redes
Diversos famosos se manifestaram cobrando justiça. A cantora Ana Castela, apaixonada por cavalos e seguida por 16,3 milhões de pessoas no Instagram, classificou o ato como uma “covardia” e pediu apoio popular para dar visibilidade ao caso.
A ativista Luísa Mell, que luta contra os maus-tratos aos animais e possui 4,1 milhões de seguidores, publicou um desabafo chamando os agressores de “monstros” e “covardes”.
“Monstros! Como pode, gente? Pelo amor de Deus! Exigimos punição! Estes covardes têm que pagar! Cortaram as patas de um cavalo! Vamos pressionar! Não se calem!”, escreveu.
A atriz Paolla Oliveira, atualmente no ar em Vale Tudo e com mais de 38 milhões de seguidores, também se solidarizou com o caso após ver a postagem de Luísa Mell.
A investigação
De acordo com a Polícia Civil, o tutor do cavalo, de 21 anos, é investigado. Ele foi ouvido nesta segunda-feira (18), junto a uma testemunha, após denúncias de que teria usado um facão para mutilar o animal no último sábado (16), em uma cavalgada na zona rural da cidade.
No boletim de ocorrência, a testemunha relatou que o cavalo branco, exausto, parou de andar, deitou no chão e parou de respirar. Acreditando que o animal estivesse morto, o tutor teria dito: “Se você tem coração, melhor não olhar”. Em seguida, sacou um facão e cortou uma das patas do cavalo.
A morte do animal e a brutalidade do ato intensificaram os pedidos de justiça nas redes sociais, com pressão popular para que os responsáveis sejam punidos com rigor.
