• Folha de Jaraguá

Casa é invadida por enxame gigante de marimbondos em Ninquelândia

07/03/2022 (15hs30m) - Uma moradora do assentamento rural Brueiro, em Niquelândia, no norte de Goiás, levou um susto ao voltar para casa após passar um tempo fora fazendo tratamento médico. Ela encontrou um enxame gigante de marimbondos no teto do quarto.


A mulher acionou o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) para avaliar a situação, já que os insetos fizeram uma "casa" que ocupou quase metade do teto. Na sexta-feira (04/03), os militares estiveram na residência durante a noite para fazer o extermínio do enxame. Ninguém se feriu durante a retirada. "A equipe se deslocou ao local por volta de 18h , localizou a casa de marimbondo e realizou o extermínio dos mesmos devido à agressividade do enxame", relata a ocorrência.


O biólogo Edson Abrão explicou que profissionais, como os bombeiros, normalmente fazem a retirada deste tipo de inseto durante à noite porque eles estão dormindo e menos agressivos. "Marimbondos e abelhas são os insetos que mais matam no mundo. É um enxame muito perigoso, que só ataca quando se sente ameaçado. Ele pica a pessoa e libera uma substância, que faz arder no local", explicou Abrão. Essa picada, algumas vezes, pode causar choque anafilático, segundo o biólogo. O veneno, em si, não mata a pessoa, mas causa forte dor e vermelhidão no local.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif