top of page

Cápsula do Césio em Anápolis não procede e material encontrado não emite radiação

20/08/2022 (09hs15m) - O bloco contendo possível cápsula de raio-x de consultório odontológico com substância radioativa não apresenta riscos para a população, segundo constatou um especialista da  Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e bombeiros que examinaram o local. O objeto estava guardado há dois anos no quintal de uma residência na Vila Santa Isabel, em Anápolis, na tarde desta sexta-feira (19).


Com ajuda de um aparelho que realiza a medição radiométrica, os técnicos constataram que o material não emite raios que produzem risco para as pessoas.


"Ainda não se sabe o que há lá dentro do bloco. Ele foi recolhido e será encaminhado a Goiânia. De lá, segue para Abadia de Goiás, onde será feito um estudo para saber se tem necessidade de quebrar para ver o que há dentro ou se guarda com os demais rejeitos radioativos", afirmou o tenente Alex Glauxo.


"Do meu ponto de vista, não há necessidade de abrir o material", explicou o tenente. Ao POPULAR, ele havia afirmado mais cedo que o fato de o material estar concretado já ajuda a filtrar a radiação, caso haja de fato algum material de risco no bloco.


ENTENDA

O Corpo de Bombeiros de Anápolis foi acionado, na tarde de sexta-feira (19), em uma residência na Vila Santa Isabel para investigar um bloco de concreto suspeito de conter material radioativo.


De acordo com o tenente Alex Glauco, a ocorrência chegou por meio da Polícia Militar, que recebeu uma denúncia dizendo que um morador guardava uma arma sem registro e um bloco de concreto em uma caixa de ferro contendo um cabeçote de raio-x de consultório odontológico com possível material contendo substância radiotativa.


Por precaução, a área foi completamente isolada.

“Não existe cabeçote com cápsula de Césio-137, mas não podemos ignorar a informação. estamos tratando com cuidado especial”, afirma o tenente. 


Para eliminar a possibilidade de riscos, um técnico do Cnem foi até o local com um aparelho de medição radiométrica. Após o exame, foi constatado que o objeto não emite de radiação.



Kommentare


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page