Caiado: “Lula não quer resolver o tarifaço, ele quer fazer campanha.”
- Folha de Jaraguá
- 31 de jul.
- 1 min de leitura
28/07/2025 (08hs23m) - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo ele, o governo federal tem evitado enfrentar o problema e conduz a política externa de forma ideológica e pouco eficaz.
“O Lula não quer resolver o problema do tarifaço”, afirmou Caiado durante o evento Expert XP, realizado em São Paulo. Para o governador, a diplomacia brasileira perdeu força e credibilidade no cenário internacional. “Eles destruíram o Itamaraty brasileiro”, declarou. Ele ainda ironizou os discursos do governo: “O Brasil fica cada hora com uma ‘frasezinha’ de efeito, tipo ‘ah, o imperador do mundo’”.
Caiado defendeu uma condução mais técnica das relações exteriores, criticando o que considera um excesso de ideologização. As declarações ocorrem em meio ao agravamento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Também participaram do painel “O Brasil que se constrói nos Estados” os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Jr. (PSD-PR), que não comentaram diretamente o tema, mas reforçaram a importância da previsibilidade econômica e da segurança jurídica para atrair investimentos.
Em julho, o governo norte-americano anunciou o aumento de tarifas sobre diversos produtos brasileiros, como resposta a medidas ambientais e comerciais adotadas pelo Brasil. O chamado “tarifaço” afeta especialmente o agronegócio e os setores de aço e alumínio, e provocou reações de empresários e lideranças políticas.
Na sexta-feira (25.jul), o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que liderará uma missão empresarial aos Estados Unidos na tentativa de reverter as medidas adotadas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano).

Comentários