• Folha de Jaraguá

Caiado inaugura Hospital em Uruaçu com 186 leitos para tratamento da Covid-19

13/03/2021 (14hs50m) - O governador Ronaldo Caiado inaugurou, no sábado (13/03), o oitavo Hospital de Campanha, em Uruaçu, cuja estrutura, neste momento, será toda utilizada para receber pacientes vítimas da Covid-19. São 186 leitos, sendo 68 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 118 de enfermarias. Governo de Goiás investe R$ 117 milhões na construção do Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), com 68 leitos de UTI e 118 de enfermarias. Unidade possui equipamentos de última geração e dará suporte 100% ao tratamento da doença. Estrutura foi inaugurada duas vezes na gestão passada, nunca atendeu um paciente, e mais da metade da obra não estava concluída.


Para atender a demanda por oxigênio, um grande tanque para armazenamento foi instalado. Durante abertura, governador fez apelo à população: “Vamos continuar nossa luta. Esse novo vírus é muito mais violento, mais transmissível e mais letal do que o primeiro”.


“O Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN) é unidade com padrão entre os melhores do país”, destacou o governador Ronaldo Caiado, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, durante inauguração. “Isso mostra o potencial e a capacidade (da atual gestão) para desafogarmos um pouco a carga enorme que outros hospitais estão sofrendo”, acrescentou.


A unidade chegou a ser inaugurada duas vezes na gestão anterior, entretanto, estava inacabada e com a construção paralisada. “Nunca atendeu sequer um paciente”, lembrou o governador. Caiado ressaltou que uma das determinações é o atendimento humanizado. “Você, cidadão simples, ao chegar aqui será tratado dignamente em um hospital que vai respeitar as pessoas e vai oferecer a você o que existe de melhor em termos de aparelhagem, exames e tratamento clínico”.


O líder do Executivo destacou o esforço da atual gestão para ampliar o número de leitos para o enfrentamento da Covid-19. Caiado sublinhou que, ao receber o Estado do governo anterior, só haviam 254 leitos de UTIs na rede estadual. Porém, com uma gestão eficiente, e focada na saúde das pessoas, o número quase foi triplicado. Com a abertura do novo hospital, Goiás passa a contar com 856 leitos de UTIs ao todo.


Após o fim da fase crítica da pandemia, a unidade funcionará como hospital geral para atendimento de urgência e emergência, além de ambulatório e maternidade. A estrutura comportará cirurgias, internações e casos de alta complexidade. Porém, o governador reforçou o pedido de responsabilidade das pessoas para que essa fase seja superada.


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
CAMPANHA IPTU.jpg
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif