Boris Feldman critica aumento de etanol na gasolina: “Mais gasto no bolso do motorista”
- Folha de Jaraguá
- há 5 minutos
- 1 min de leitura
25/10/2025 (09hs3) - O jornalista e influenciador automotivo Boris Feldman, uma das maiores referências nacionais em assuntos ligados a veículos e mobilidade, fez duras críticas à proposta que tramita no Congresso Nacional para elevar de 30% para 35% a mistura de etanol anidro na gasolina.
Segundo o especialista, a medida — defendida como um avanço ambiental e energético — pode gerar sérios prejuízos aos consumidores, especialmente aos que utilizam carros mais antigos ou motocicletas, que tendem a sofrer mais com o aumento da proporção de álcool no combustível.
“O Congresso quer subir de 30% pra 35% a mistura de etanol, alegando ganho ambiental e energético… Mas quem tem carro antigo ou moto sente na pele: dificuldade na partida, maior consumo e mais gasto no bolso”, alertou Feldman.
O jornalista também questionou as promessas do governo de compensar o eventual impacto no preço dos combustíveis.
“O governo promete compensar no preço, mas nunca cumpre. Carros flex até se viram, agora imagina quem não tem veículo flex?”, ironizou.
Para Feldman, a proposta representa mais uma decisão desconectada da realidade do motorista brasileiro, podendo elevar o custo de vida e penalizar milhões de pessoas que dependem de seus veículos diariamente.













