top of page

Banco Central através do Copom eleva Selic taxa de juros para 14,75% ao ano

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

07/05/2025 (12hs56m) - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira — conforme esperado pela ampla maioria dos economistas e analistas de mercado — elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, para 14,75% anuais.


A decisão por um novo aumento na taxa básica de juros foi tomada em unanimidade pelos diretores do BC e confirmou o ajuste de menor magnitude antecipado pelo comitê em março, após quatro altas seguidas de 1 ponto percentual.


Segundo o comunicado do Copom nesta quarta-feira, persiste uma assimetria altista no balanço de riscos para os cenários prospectivos para a inflação.


Para o Copom, diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião.


“Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.”


O ambiente externo mostra-se adverso e particularmente incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de sua política comercial e de seus efeitos.


A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária. Além disso, o comportamento e a volatilidade de diferentes classes de ativos também têm sido afetados, com fortes reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes em ambiente de maior tensão geopolítica.


Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho ainda tem apresentado dinamismo, mas observa-se uma incipiente moderação no crescimento. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação.


コメント


radar novembro 2020.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
bottom of page