top of page

Avalanche de lama no Nepal e Tibete causa pânico e deixa mortos; há centenas de desaparecidos

  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

26/08/2026 (09hs53m) - Uma enchente repentina e um deslizamento de terra na fronteira entre o Nepal e o Tibete deixou ao menos 17 mortos e quase 400 desaparecidos, além de aldeias destruídas e estradas e infraestrutura elétrica danificadas. Segundo a BBC News, a enchente atingiu Rasuwa, ao norte de Katmandu, capital do Nepal, na manhã desta quarta-feira, 26. 

Informações iniciais apontam que a causa foi um terremoto que desencadeou uma avalanche no Himalaia, com a neve derretida caindo no rio Bhote Koshi e provocando inundações. Vídeos mostram a água da enchente invadindo os vilarejo e pessoas correndo antes de serem "engolidas".


As operações de busca estão em andamento em ambos os lados da fronteira entre o Tibete e o Nepal. Até o momento, 12 pessoas já foram resgatadas.


Pelo menos 384 pessoas, sendo 291 ⁠turistas e 93 cidadãos nepaleses, foram ‌dados como ‌desaparecidos após as inundações, ‌informou o conselho de ⁠turismo do país. Entre os estrangeiros desaparecidos, estão viajantes do Reino Unido, americanos, malaios, sul-africanos e indianos. Ao menos 26 policiais também estão desaparecidos na enchente.


Várias áreas próximas ao rio Bhote Koshi, que flui do Tibete para o Nepal, estão em alerta máximo e as estradas, comunicações e fornecimento de energia na região foram interrompidos. De acordo com a BBC, as autoridades informaram que a principal estrada para Katmandu está fechada.


"Os trabalhos para tomar as medidas necessárias em coordenação com a equipe médica, os escoteiros e a Cruz Vermelha já começaram", comentou o primeiro-ministro do Nepal Balendra Shah.


De acordo com a DW, o presidente chinês Xi Jinping também ordenou um esforço de resgate "total". Conforme a mídia estatal chinesa, ele afirmou: "A tarefa mais urgente é fazer todo o possível para procurar e resgatar os desaparecidos. Tratar rapidamente os feridos e minimizar as vítimas ao máximo".

No ano passado, Rasuwa também sofreu inundações que mataram 18 pessoas após uma geleira se romper no lado chinês da fronteira. *

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
bottom of page