• Folha de Jaraguá

Aparecida de Goiânia confirma primeiros casos da variante Ômicron em Goiás

12/12/2021 (12hs20m) - Aparecida de Goiânia confirmou neste domingo (12) os primeiros casos da variante Ômicron da Covid-19 em Goiás. Por meio de suas redes sociais, o prefeito Gustavo Mendanha informou que as pacientes são duas mulheres, de 46 e 20 anos, que tiveram contato com um casal de missionários, vindos de Luanda, Angola, na África. As mulheres apresentam sintamos leves.


Os dois casos, conforme o prefeito, foram descobertos por meio do programa de sequenciamento genético desenvolvido pelo município. "Recebi a ligação agora pela manhã do secretário municipal de saúde, Alessandro Guimarães, me passando a situação e fiz questão de informar a população."


Gustavo Mendanha relatou que o casal de missionários desembarcou em Guarulhos (SP), no dia 3 de dezembro. Eles fizeram teste para Covid e deu negativo. Essas duas pessoas estiveram em algumas cidades do Brasil e também em Aparecida de Goiânia e ficaram na cidade do dia 3 a 5 de dezembro.


Nesse período, tiveram contato com as duas mulheres que foram diagnosticadas com o vírus no dia 9 dezembro. “Mesmo esse casal tendo tido resultado negativo, a Vigilância em Saúde de Aparecida resolveu fazer o sequenciamento genético dessas duas pessoas que testaram positivo. E constatou-se os dois casos da variante, que tem um  poder muito grande de contaminação”, disse Mendanha, que reforça a importância da vacinação para conter a disseminação do vírus e para evitar casos mais graves da doença.


Descoberta na África, a Ômicron já tem casos em todos os continentes. Na semana passada, foram descobertos também dois pacientes em Brasília. 


O Popular



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif