top of page

Agro impulsiona crescimento de 7,9% registrado pela economia goiana em março

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura

08/06/2025 (09hs13m) - Goiás registrou um crescimento econômico de 7,9% em março em relação ao mesmo mês do ano passado, superando a média nacional de 3,5%, conforme dados do Instituto Mauro Borges (IMB). O estado também registrou recorde de produção para um primeiro trimestre, com alta acumulada de 6,4%.


No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com os últimos três meses de 2024, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tanto no cenário regional quando no nacional, a agropecuária foi o setor que mais cresceu, com 6% e 12,2%, respectivamente.


Esse salto beneficiou principalmente a indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas, que entre janeiro e abril de 2025, faturou R$ 20,3 bilhões. Um avanço de 20,6% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).


“O processo de mecanização no campo auxiliou nesse avança por trazer um aumento de produtividade, redução de custo, menor dependência de mão de obra e muito mais qualidade nas operações. A gente percebe que o bom desempenho do agro em Goiás trouxe uma maior demanda por peças, em função da maior necessidade de manutenção de máquinas”, destaca Gustavo Patrício de Camargo, Diretor Operacional da goiana A.Camargo, que atua no setor de máquinas e implementos agrícolas há 60 anos.


Apesar do cenário otimista, o setor enfrenta alguns desafios como a logística, a oscilação do crédito e a concorrência acirrada, além da necessidade de adaptação às novas tecnologias e tendências do setor, como a agricultura de precisão e a mecanização sustentável. “Acompanhando o avanço tecnológico, a empresa tem investido em eficiência e sustentabilidade, oferecendo produtos como GPS agrícola e monitor de plantio e adubação, que tornam tratores simples em equipamentos com tecnologia embarcada que aumentam a produtividade no campo”, afirmou Gustavo.


ree

 
 
 

Comentários


300x250.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
WEBBANNER_INFRA_II_300X250_a.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
bottom of page