• Folha de Jaraguá

5% das próximas vacinas em Jaraguá serão para setores ligados a saúde e segurança

25/03/2021 (16hs50) - O Secretário de Saúde de Jaraguá, Wander Belo, disse na quinta-feira, 25/03, que a partir das próximas remessas de vacinas que chegarem ao município, 5% do montante serão destinados para a imunização dos trabalhadores na área de saúde que ainda não foram contemplados, isso incluirá profissionais de farmácias e outras 13 categorias. E será gradual conforme as vacinas forem chegando, nesse momento não há vacinas para todos, mas ele, confirmou o inicio da vacinação.


Na quarta-feira, 24/03, os profissionais de farmácias de Jaraguá, incluindo balconistas, caixa e farmacêuticos fizeram uma reivindicação aberta nas redes sociais pedindo a Secretaria Municipal de Saúde, para serem incluídos no grupo de prioritário de vacinação contra a Covid-19. Eles se baseiam em uma portaria do Ministério da Saúde, e já teriam apresentado uma lista com todos os profissionais para que o município possa providências os imunizantes.


Wander Belo, explicou que são muitas as categorias que serão vacinadas gradualmente, conforme a disponibilidade dos imunizantes, são profissionais de saúde que estão representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde - médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação sica, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.


Agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio na saúde, exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros.


Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
CAMPANHA IPTU.jpg
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif