top of page

Iniciado por Ival Avelar, Estado conclui transferência do Hospital de Jaraguá para O.S


O processo de transferência do Hospital Estadual de Jaraguá, Sandino Amorim (HEJA) iniciado em março de 2015 pelo Ex-prefeito Ival Avelar (PTB) passou a ser administrado a partir de segunda-feira, dia 20 novembro de 2017, pela organização social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH).

Mesmo com o empenho de Ival Avelar, ele não foi convidado para a solenidade que marcou a transferência da gestão que aconteceu durante edição do programa Goiás na Frente, em Jaraguá, na segunda-feira, 20 de novembro, da qual participaram o vice-governador José Eliton, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela e lideranças políticas da cidade, representantes do IBGH e lideranças comunitárias.

De acordo com o site do Governo de Goiás, o contrato é de quatro anos firmado entre o Governo do Estado e o IBGH prevê a reforma e reestruturação do HEJA, a aquisição de equipamentos e a humanização do atendimento. Antes de ser repassado para o Estado, a prefeitura licitou esse ano a compra de equipamentos de mais de 1 milhões de reais em emendas do Deputado Célio da Silveira (PSDB), da empenhadas desde a época do Ex-prefeito Ival Avelar.

O IBGH já administra, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jayme, localizado em Pirenópolis. De acordo com o site do Governo, o Estado vai repassar, para o gerenciamento da unidade, cerca de R$ 1,3 milhão por mês, o que totaliza aproximadamente R$ 65 milhões no período de quatro anos.

O secretário Leonardo Vilela informou que, em breve, a SES-GO vai solicitar a acreditação hospitalar do HEJA, o que vai avalizar a eficiência e qualidade da assistência prestada pela unidade.

Em seu pronunciamento, o vice governador José Eliton destacou que o HEJA será referência para a população dos municípios que compõem a Região do Vale do São Patrício. Na câmara municipal de Jaraguá, alguns vereadores torcem para que não haja atraso do pagamento da O.S como em outras cidades, comprometendo o atendimento.

Antes da solenidade de transferência da gestão, José Eliton e Leonardo Vilela, fizeram uma visita técnica ao Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino Amorim. Os dois foram acompanhados pelo superintendente executivo, Deusdedith Vaz, superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, Cleudes Baré, e pelo presidente do IBGH, Bruno Figueiredo, entre outros representantes da organização social.

O HEJA pertencia ao município de Jaraguá até 2015, quando em resolução aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), após empenho do ex-prefeito Ival Avelar, a unidade foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e, por meio do chamamento público promovido pela SES de número 001/2017, o IBGH foi escolhido para gerenciar a unidade.

Redação Folha de Jaraguá, com informações: SES-GO​

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page