By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá

PATROCÍNIOS
  • r2soft

Tremor de terra de 3.2 pontos na escala richte assusta moradores de Estrela do Norte


Um tremor de terra nos primeiros minutos da manhã desta quinta-feira (21) deixou diversos moradores de Estrela do Norte com medo. A cidade fica a 239 km de Jaraguá e segundo o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi de 3.2 pontos na escala Richter.

Habitantes da cidade relataram que o tremor desta quinta aconteceu por volta das 5h30. Muitos deles acordaram devido ao forte chacoalhar da terra e ao alto barulho provocado, o que pôde ser comprovado pela movimentação nos grupos de WhatsApp dos moradores da região logo após o ocorrido.

Apesar do susto, o tremor durou poucos segundos. Conforme os relatos, os moradores não sentiram réplicas — tremores secundários, que ocorrem nos momentos seguintes ao abalo sísmico principal.

O professor George Sand Leão Araújo de França, pesquisador do Obsis, explica que novos tremores podem acontecer nas próximas horas. “Depois de uma atividade sísmica, a possibilidade de novos tremores sempre vai existir. Mas o que a gente espera é que sejam de magnitude menor que o primeiro”, comenta.

O especialista explica que atividades sísmicas são relativamente comuns na região norte do Estado. Esse foi o segundo fenômeno do tipo neste ano em Estrela do Norte, que em 2016 passou por um abalo de 3.7 pontos na escala Richter e, em março deste ano, por outro de 2.9.

#Tremordeterrade32pontosnaescalarichteass #EstreladoNorteGoiás

GIF-JARAGUA.gif
petro-arabe2-17-8.gif