By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá

PATROCÍNIOS

Valdeni Galinha sugere em requerimento que Prefeitura de Jaraguá instale usina solar municipal

O vereador Valdeni Galinha (PSD), apresentou um requerimento na câmara municipal, como sugestão ao Prefeito Zilomar Oliveira, para que se faça um estudo de viabilização para licitar e instalar um gerador de energia solar remoto com a finalidade de geração de energia elétrica para sustentar os prédios públicos de Jaraguá (a camada Usina Fotovoltaica Solar) como forma de o município reduzir os gastos na conta de luz e também contribuir com a iluminação pública que é paga pela população com a famigerada taxa de iluminação.

 

A proposta do vereador, verbalizada durante a sessão de terça-feira, 5 de novembro, repercutiu e foi elogiada pelo Ex-deputado Frederico Nascimento e pelo assessor do governador, Lineu Olímpio. “Isso mostra que estamos no caminho certo porque é algo viável, possível, basta o município ter interesse. Além do mais, há recursos via FCO para financiar o projeto, que poder ser pago em poucos anos” disse.

 

No requerimento apresentado, Valdeni Galinha, afirma que já existem sistemas como o proposto em funcionamento com muito sucesso em algumas cidades brasileiras. Ele explica que a energia gerada poderia ser injetada no atual sistema elétrico, compensando as contas de todos os prédios públicos e do sistema de iluminação pública.  

 

“Após a implantação e entrada em funcionamento do sistema UFV, o retorno financeiro (playback) do capital investido será em um curto período de tempo, em media 4 anos, sendo assim, como a usina tem vida útil de 25 anos, este é um investimento extremamente interessante e rentável para o nosso município” argumenta.

 

“Diante das analises técnicas e financeiras, o investimento em uma UFV - Usina Fotovoltaica Solar representará uma economia real de aproximadamente 95% nas contas de energia elétrica da Prefeitura de Jaraguá e consequentemente aos cofres públicos, possibilitando o investimento desse capital economizado, em obras públicas de maiores necessidades, beneficiando toda a população. Sugiro ainda que se busque parcerias público, privada para a obra” finalizou.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
petro-arabe2-17-8.gif
GIF-JARAGUA.gif
DT4997-Banner-190x250px.gif