top of page

Toyota admite fraude em motores a diesel da Hilux e SW4, mas Brasil não foi afetado

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 5 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura

05/02/2024 (12hs04m) - A Toyota admitiu irregularidades nos motores a diesel de diversos modelos vendidos globalmente, a fim de melhorar potência e torque. A venda de diversos veículos foi suspensa, mas o episódio não afeta o mercado brasileiro.


A fraude teria sido cometida pela Toyota Industries Corporation, um dos braços da fabricante de veículo, e afetou a produção de seis modelos, entre eles Hilux e SW4. Os modelos comercializados no Brasil, porém, não foram afetados pela fraude.


Segundo apuração da reportagem com concessionárias, as vendas de Hilux e SW4 seguem, de fato, normais e sem nenhuma restrição.


O Ministério dos Transportes do Japão disse em comunicado que ordenou que a Toyota Industries resolvesse sua má gestão nos testes de motores, acrescentando que realizaria inspeções e aplicaria penalidades. “A fraude é um ato que mina a confiança do usuário e abala os próprios alicerces do sistema de certificação automotiva”, afirmou o ministério.


Porta-voz da Toyota explicou que as irregularidades dizem respeito à “suavização” das curvas de potência e torque, de modo que não há qualquer declaração exagerada de potência, torque ou outros valores relacionados ao trem de força. “Além disso, isto não tem qualquer impacto nas emissões ou na segurança dos veículos afetados”, garantiu.


Koji Sato, CEO da Toyota, disse em entrevista coletiva que a empresa usou 36.000 unidades dos motores afetados em todo o mundo a cada mês, o que equivale a 432.000 unidades por ano.



Comments


radar novembro 2020.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
bottom of page