Tour histórico-cultural em Jaraguá (Go): aula-campo com a turma de Letras Anápolis (Go) pelas memórias da cidade
- Folha de Jaraguá
- 17 de jun.
- 3 min de leitura
15/06/2025 (10hs45m) - (Autoria de Barbra Sabota e Rafaela Vilela) - A interculturalidade crítica nos convida a conhecer e vivenciar culturas com olhares outros sobre o mundo. Esta lente teórica nos oferece uma oportunidade de conhecer e nos conectar com outras culturas com sensibilidade e respeito.
Foi com esta intenção que no dia 8 de abril de 2025, uma turma do sétimo período do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Ciências Humanas e Socioecnonômicas (UnUCSEH) Nelson de Abreu Júnior, veio em visita a Jaraguá. A turma, composta por 15 alunos/as, veio durante uma aula-campo para conhecer a cidade, suas lendas, costumes e lugares históricos pitorescos.
A atividade integra a disciplina de Inglês VII, ministrada pela profa. Dra Barbra Sabota e pela mestranda profa. Rafaela Vilela, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da mesma universidade.
A turma se deslocou em microônibus da universidade acompanhada pela docente e foram recebidas pela mestranda, que é jaraguense e reside na cidade, para o desenvolvimento de um Percurso Didático elaborado pelas professoras.
A primeira parada foi na Unidade Universitária de Jaraguá - UEG onde o grupo foi recepcionado pela professora Márcia Helena de Andrade Couto. Em seguida, o grupo seguiu em visita aos museus locais, Casa da Cultura Padre Silvestre e Museu Histórico Municipal, o grupo foi guiado por José Fernando, que apresentou com riqueza de detalhes o acervo preservado.
Após um saboroso almoço na cidade, o grupo fez uma caminhada pelo Largo do Rosário, percorrendo as ruas do Bairro Feliz e suas adjacências, visitando a Ponte do Galvão, a Rua das Flores e, por fim, o Parque Estadual da Serra de Jaraguá. Como parte da preparação para a viagem, a turma realizou a leitura e tradução para o inglês de quatro histórias presentes no livro Histórias Populares de Jaraguá, de Ione Valadares e Nei Clara Lima, publicado em 1983 Os textos selecionados previamente pelas professoras se passavam nos locais visitados e arredores.
Durante o processo de tradução, a turma refletiu sobre a linguagem em uso, a preservação da história oral e o reconto multimodal das narrativas para que alcancem outros espaços (quem sabe, anglofalantes).
O Percurso Didático teve o foco de discutir em aulas de inglês aspectos da cultura goiana desconhecidos por vários de nós que nascemos e crescemos neste lindo estado além de aspectos da linguagem como prática social. Na intenção de conhecer, valorizar e prestigiar o contexto histórico-cultural da cidade, o grupo vivenciou um dia em nossa aconchegante Jaraguá. A atividade foi avaliada como bem-sucedida e encantadora pelo grupo.
A proposta de promover o contato com a cultura local de permitiu que os(as) estudantes reconhecessem, nas narrativas e espaços visitados, aspectos das celebrações, memórias, folclore e costumes regionais. Dessa forma, buscou-se proporcionar a aprendizagem de uma língua adicional aliada a vivências significativas e próximas da realidade dos(as) discentes.
Ao longo da visita, os(as) alunos(as) e as professoras puderam fotografar os espaços e ouvir relatos típicos sobre a rica cultura jaraguense. De volta à sala de aula, a turma compartilhou suas impressões sobre os saberes construídos na viagem, destacando o valor da experiência na aprendizagem e na ampliação de repertório cultural.
Esta experiência pela cidade será relatada em eventos acadêmico-científicos pelas professoras pesquisadoras compartilhando a iniciativa com outros(as) docentes e enfatizando a importância de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade.


Comentarios