Suspeitos de cobrar propina, dois agentes do Detran, que atingiram carro de propósito são afastados
11/03/2025 (10hs17m) - Um vídeo mostra uma viatura do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) batendo de propósito no carro de uma motorista na passagem Olinto Meira, em Ananindeua, na Grande Belém, neste domingo (9). O agente que conduzia a viatura foi afastado do cargo. O nome dele não foi divulgado.
De acordo com a própria condutora em um vídeo gravado por moradores da área e em entrevista ao g1, ela se recusou a pagar R$ 400 de suborno pedidos por dois agentes — um homem, que dirigia a viatura, e uma mulher, como condição para que o veículo não fosse guinchado e recolhido, após ter dito que o licenciamento estava vencido.
Um outro vídeo, gravado pela própria motorista de dentro do automóvel, mostra quando o agente deu ré na viatura e começou a bater na dianteira do carro. Depois, pela gravação dos moradores, é possível ver que parte do para-choque do carro caiu.
A mulher saiu de dentro do veículo bastante abalada com toda a situação. O carro foi recolhido. Ao g1, a condutora, que preferiu não ser identificada, disse que estava na BR-316, em Ananindeua, quando foi abordada pela viatura próximo a uma semáforo.
A motorista disse que a mulher foi a primeira a sair da viatura e tentar negociar um valor de suborno depois que verificou que o licenciamento do carro estava vencido.
Foi então que a motorista se recusou a pagar e falou que não tinha como voltar para casa sem o carro. Ela relatou que o agente até chegou a oferecer uma carona para levá-la até a residência, mas que isso não ocorreu na prática. “Em nenhum momento eles tiveram a atitude de prestar ajuda. Em nenhum momento eles me ofereceram o celular (para ligar para familiares e amigos)”, pontuou.
A condutora detalhou que, instantes depois, a agente pediu as chaves do carro e informou que o veículo seria guinchado. A motorista recusou entregar as chaves e disse que era para eles irem atrás enquanto ela voltava para casa e que, na frente do imóvel, o guincho poderia levar o carro. Assim, a motorista partiu com o veículo em direção à residência.

Comentários