Rialma - Polícia Militar desarticula rinha de galos no Distrito de Castrinópolis
- Folha de Jaraguá
- 25 de jun.
- 1 min de leitura
24/06/2025 (08hs30m) - Na manhã desta segunda-feira (23), uma operação conjunta do 44º Batalhão da Polícia Militar e do Batalhão Rural da PM de Goiás resultou na desarticulação de uma rinha de galos em pleno funcionamento no Distrito de Castrinópolis, zona rural do município de Rialma (GO). A ação teve início após uma denúncia anônima, que relatava a realização de combates entre aves no local.
Ao chegarem à propriedade informada, as equipes se depararam com um cenário de evidente maus-tratos a animais. Diversos galos estavam com ferimentos graves, especialmente nas patas, pescoço e outras regiões do corpo, indicando que haviam sido usados em lutas.
Durante a varredura, os policiais encontraram um ringue improvisado, várias gaiolas com aves feridas, bolsas de transporte, roupas específicas para o manejo dos animais e apetrechos típicos usados em rinhas, como biqueiras de metal, esporas artificiais, luvas de contenção e medicamentos veterinários sem prescrição.
Também foi localizado um banner com a identificação de uma suposta associação que, segundo a PM, seria responsável pela organização dos combates.
A prática de rinha de galos é crime ambiental, previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, e caracteriza não apenas maus-tratos, mas também a violação dos princípios de proteção e dignidade dos animais.

Opmerkingen