Provedores de internet de Goiás se unem para combater crimes cibernéticos
01/09/2024 (07hs28m) - Desde junho, provedores de internet em Goiás enfrentam ataques DDoS que já afetaram mais de 200 mil usuários, principalmente em Anápolis. Esses ataques sobrecarregam os servidores, causando lentidão e interrupções no serviço.
João Alberto, especialista em gestão e cibersegurança, que acompanha o caso em colaboração com as autoridades explicou que a situação em Goiás é mais grave do que em outros estados, e sem uma resposta eficaz, mais provedores podem sofrer prejuízos significativos. "Os ataques, realizados de forma anônima, configuram crimes previstos no Código Penal, com penas de detenção e multa, ressalta."
O especialista também enfatiza que os problemas de lentidão enfrentados pela população não se devem necessariamente à qualidade do serviço dos provedores, mas sim aos ataques em curso, que têm como único objetivo desestabilizar o acesso à internet, sem explorar dados sensíveis.
A união dos provedores é essencial para combater essa ameaça, e, diante das denúncias, a polícia já pode estar investigando os responsáveis, sejam eles empresas ou pessoas físicas. Com a colaboração entre provedores e autoridades, é possível que os criminosos sejam presos a qualquer momento, como ocorreu em 2020 com o hacker conhecido como "Guerreiro".
Comments