top of page

Proposta de moeda comum sul-americana de Lula e Fernandes é alvo de críticas e alertas

23/01/2023 (09hs05m) - Desde o anúncio conjunto dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, no sábado 21, de que está em estudo a criação de uma moeda comum para a América do Sul, políticos e economistas têm demonstrado apreensão e alertado para os riscos da medida.


A Argentina fechou 2022 com inflação na casa dos 95%, enquanto, no Brasil, o índice de inflação oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativo aos 12 meses do ano passado foi de 5,79%.


Em postagens no Twitter, políticos, empresários e economistas criticaram a intenção da criação de uma moeda comum, especialmente pela crise econômica e política pela qual passa o país vizinho.


O deputado Paulo Martins (PL-PR) escreveu: “A moeda única com a Argentina será a maior imbecilidade do Brasil republicano. Aliás, será o seu fim.”


O empresário e escritor Flávio Augusto disse que se a iniciativa der errado “seria uma tragédia humanitária sem precedentes para o país”.


O deputado estadual de SP, Alexandre Freitas (Podemos), falou que a moeda comum poderia “destruir” os resultados do Plano Real, criado em 1994, no governo de Itamar Franco, quando Fernando Henrique Cardoso era ministro da Economia, e levar o país à hiperinflação. “O fundo do poço é a única certeza que temos.”


O senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) disse que “propor a moeda comum com a Argentina é cortina de fumaça para a inexistência, até o momento, de qualquer projeto substancial para a economia brasileira”.


O economista Alan Ghani também alertou para a volta da hiperinflação. “Vão afundar ainda mais a Argentina e gerar hiperinflação no Brasil. Será o abraço dos afogados.”


O empresário Leandro Ruschel mencionou “a completamente quebrada Argentina” e citou uma frase do líder comunista russo Vladimir Lênin: “Os interesses do socialismo estão acima da autodeterminação das nações.” | Informações Revista Oeste



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page