top of page

Prévia do IBGE aponta para perda de 8.232 habitantes em Jaraguá e arrecadação cairá

09/01/2023 (17hs54m) - Foi divulgado nesta semana uma prévia do levantamento feito pelo IBGE quanto ao número de habitantes de Jaraguá. Os dados tem assustado à administração municipal, porque mostra uma diminuição da população, e isso levará a perda de receita das transferência dos fundos constitucionais como ICMS e FPM.

A diminuição da população está ocorrendo em muitos municípios de Goiás e vários deles, já entraram com ações na justiça, questionando os métodos usados pelo IBGE, porque a conta não bate.


O recenseamento só termina em maio, mas foi informado que só restam cerca de 1 mil residências em que os recenseadores não foram recebidos pelos moradores de Jaraguá. Neste momento há uma perda de de 8.232 morares, assim caindo de 52.160 habitantes no último Censo para 43.928 habitantes agora.


O Prefeito Paulo Vitor esta preocupado com a situação e pede a colaboração da população para responder aos recenseadores, sob pena de faltar dinheiro para cumprir com as demandas do município. “Entramos na justiça, mas de imediato já teremos um corte de 300 mil neste mês” frisou


Em Goiânia houve uma perda de 100 mil habitantes e uma previsão de queda de arrecadação de 50 milhões. O procurador da capital alega que as mudanças só deveria acontecer após a conclusão do Censo 2022, ainda em curso. “Segundo a Lei Complementar número 165/2019, a partir de 1º de janeiro de 2019, deveriam ficar mantidos os mesmos coeficientes de distribuição do FPM que foram utilizados no exercício de 2018”, afirma.


Entretanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) editou a Decisão Normativa número 201/2022, em que publicou os novos coeficientes do Fundo com base nos dados “parciais” repassados pelo IBGE. Por isso, a gestão municipal entrou com um processo para solicitar que seja mantido o atual valor com alegação de prejuízo à programação orçamentária prevista para o exercício de 2023. | Texto e imagens Folha de Jaraguá com informações complementares O Popular



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page