• Folha de Jaraguá

Polícia faz busca e apreensão em Rubiataba contra o Ex-Secretário por desvio de madeira

03/08/2021 (10hs23m) - A Polícia Civil deflagrou na manhã de terça-feira, 03/08 a Operação "Cupiúba", cumprindo mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Rubiataba e na casa do Ex-secretário de Transportes Vitor Vinício de Souza (Vitinho da Prefeitura). O Poder Judiciário, também autorizou outras medidas cautelares em desfavor Ex-secretário.

Ele está proibido de se aproximar dos locais relacionados aos fatos investigados, bem como das dependências da Secretaria de Transportes do Município de Rubiataba. Impedido de exercer função pública e ainda teve as contas bloqueadas no valor de até 100 mil reais, para possível ressarcimento do erário.


DESVIO - Após denúncia a Delegacia de Rubiataba, passou a investigar o sumiço de uma quantidade de madeira de lei, apreendida pelo órgão do IBAMA e doada para a Prefeitura de Rubiataba. Descobriu-se que a madeira estava em uma madeireira, sendo comercializada irregularmente.

O IBAMA disponibilizou documentos comprovando a origem da madeira, que foi fruto de uma apreensão no município de Uruaçu-GO. Eram 28,888 m3 de madeira serrada de Cupiúba (Pranchas, pranchões, vigas e quadrados). No Termo de Doação nº C7QT6KUM, consta que a Prefeitura de Rubiataba não poderia transferir a qualquer título a madeira.

A investigação apurou que o então Secretário de Transportes, desviou toda a madeira, que era exclusiva de construção de uma ponte e a entregou, sem nenhum tipo de formalização ao proprietário de madeireira, este, também funcionário da Prefeitura, o que, de acordo com a Lei de Licitação à época vigente, era impossibilitado de contratar com a administração municipal.

A madeira foi vendida e o dinheiro obtido era destinado ao caixa da madeireira. Em contrapartida, a madeireira atendia ao pedido de Vitor Vinício, com diversos produtos, que eram entregues para outras destinações, existindo também a possibilidade de ter passado dinheiro em espécie para Vitor.


Também foi confirmada a existência de uma grande reforma na casa de Vitor, inclusive com a expansão do telhado, onde está sendo investigado se foram utilizados tanto a própria madeira apreendida como outros materiais de construção cedidos pela madeireira. A citada reforma iniciou-se em março de 2021, ou seja, um mês depois da doação da madeira.

Por fim, existe documentação que comprova que a madeira desviada foi utilizada, a mando do Ex-Secretário, para reformar a carroceria de um caminhão, contudo, conforme levantamentos, nenhum veículo da Prefeitura de Rubiataba teve a carroceria reformada, surgindo assim, indícios do crime de Peculato.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif