top of page

PF faz operação em Pirenópolis e mais 6 cidades sobre fraudes na regulação do SUS

13/04/2023 (10hs08m) - A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (13), mandados de prisão em 7 cidades de Goiás, em uma operação que investiga fraudes no sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Políticos e secretários de Saúde estão entre os investigados.


as prefeituras dos municípios investigados pela operação. Até a última atualização dessa reportagem, não obtivemos respostas.


A "Operação Troco" tem o objetivo de investigar possíveis fraudes no SUS nos municípios do interior do estado, em gestões entre os anos de 2016 e 2020. Um total de 48 policiais federais estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário nas cidades de Goiânia, Senador Canedo, Pirenópolis, Matrinchã, Goianápolis, Buriti Alegre e Posse.


A investigação apontou que empresas ligadas a gestão dos sistemas de saúde no estado manipulavam o sistema de regulação através de contratos com as prefeituras. As manipulações aconteciam no sistema do vale exame e os representantes das empresas investigadas, ao adicionar dados falsos nos sistemas, conseguiam desviavam a cota do Programa de Pactuação Integrada de alguns municípios em favor de outros.


A manipulação do sistema inha como objetivo realizar favores políticos e dar continuidade da empresa como contratada do município beneficiado. Elementos de prova que apontam o pagamento dessas vantagens indevidas em favor dos servidores públicos, como prefeito e secretários municipais de saúde, foram colhidos.


Os crimes investigados são inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa, corrupção passiva e fraude ao caráter competitivo de licitação. - Via G1


Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page