Paulo Vitor dá ordem de serviço para reconstrução do prédio histórico “Balança mais não cai”
06/03/2023 (11hs59m) - Um dos prédios mais simbólicos para a sociedade jaraguense, principalmente nas décadas de 70, 80 e 90, intitulado de; “Balança Mais Não Cai”, acabou desabando em 23 de abril de 2018, após ficar por anos aguardando uma restauração das administrações anteriores. O local já abrigou a sede da Câmara Municipal e da primeira Emissora de Rádio do município, o local também foi palco de grandes acontecimentos sociais, agora será reconstruído.
O Prefeito Paulo Vitor, assinou a ordem de serviço para inicio imediato da reconstrução do prédio, que vai abrigar a Associação dos Músicos de Jaraguá, a Banda Lira Jaraguense e um museu do legislativo. “Nosso trabalho na área da cultura, tem o objetivo de resgatar os símbolos da nossa sociedade, fizemos isso com a Casa de Cultura Padre Silvestre, com o Museu Histórico Municipal, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, através do Estado e agora, vamos resgatar mais esse prédio importante” comentou.
O arquiteto Lucas Araújo postou que o Predinho Balança, mas não cai é um edifício em estilo Art Déco construído entre 1935 e 1941 em Jaraguá pelo
"Clube Fraternidade Jaraguense". Sua estrutura e conceito arquitetônico foram preservados ao longo de quase 80 anos, e sua história é rica e importante para a cultura local.
Inicialmente utilizado como biblioteca, o prédio teve destaque como o primeiro local destinado a danças e festas da população entre os anos de 1950, recebendo o apelido de "Balança, mas não cai". Ao longo das décadas seguintes, teve diferentes ocupações, incluindo a loja de tecidos de José Paes da Silva nos anos 1960, a câmara municipal de vereadores, biblioteca entre 1972 e 1989, e a rádio cidade de Jaraguá nos anos 1990 a 2000.
Os recursos para a reconstrução do prédio histórico “Balança mais não cai”, terá como fonte a devolução de repasses da Câmara Municipal de Jaraguá e da própria Prefeitura.
A Presidente do Legislativo, Divina Avelar destacou a parceria para a reconstrução. “Estamos economizando, para juntar os recursos e ajudar o Prefeito Paulo Vitor nessa obra, vai fazer a devolução do duodécimo demonstrando a parceria de todo o legislativo com o executivo” comentou. | Informações Folha de Jaraguá
Comments