O Globo exibe apuração do segundo turno com vitória de Lula e pede desculpas
28/10/2022 (05hs59m) - Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, receberam um prato cheio para a criação de mais uma especulação de fraude nas eleições presidenciais.
Dessa vez, perfis publicaram nas redes sociais, nesta quinta-feira (27/10), um link de acesso dos mapas de apuração do jornal “O Globo” para as eleições a presidente e governador no segundo turno que já mostrava a vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT).
No infográfico, que virou notícia, os dados exibidos dos candidatos que disputam o pleito contavam com número de votos, percentuais e a chancela de “Eleito” para os primeiros colocados.
Porém, os números, segundo “O Globo” não são reais, eram apenas testes em seu ambiente de apuração, como o jornal afirmou fazer em todas as eleições com dados hipotéticos.
O veículo informou, ainda, que não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo (30). “Os números que foram ao ar apresentavam resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 estados em que haverá 2º turno ”. E pediu desculpas.
Σχόλια