top of page

Nuvem de poeira que passou por Goiás neste sábado cobriu o céu em Jaraguá

19/08/2023 (10hs49m) - Uma nuvem de poeira percorreu várias cidades goianos na manhã de sábado 19/08 e também chegou a Jaraguá conforme registrado por moradores em várias partes da cidade. As imagens impressionam e mostram um verdadeiro contraste no céu.


Segundo o gerente do Centro de Informação Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o fenômeno ocorre porque o estado está há muitos dias sem chuvas e com muita poeira solta na terra, com isso, o avanço de uma frente fria acaba "levantando poeira".


"Estamos há mais de 65 dias sem chuva na parte centro-sul, já na região norte são mais de 100 dias. Com a estiagem, o solo começa a desagregar, tem-se bastante material solto e está sobre a superfície


Temos uma frente fria chegando com a possibilidade de ventania neste fim de semana, então, o que acontece é que temos muito material solto, e essa frente fria está levantando o pó para a atmosfera", explica André.


André ainda explica que as pessoas precisam se proteger usando máscara, por exemplo, já que é muita poeira "voando" pela capital e no interior do Estado. Ressaltou também que não é algo anormal de acontecer e que o pó deve se dispersar em algumas horas.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de perigo para a baixa umidade para este sábado (19).


Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, patamar considerado prejudicial para a saúde. A temperatura máxima prevista é de 34°C e a mínima de 19°C.



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page