top of page

Nova onda de calor pode elevar temperatura para 40°C em Goiás

09/11/2023 (09hs56m) - Uma onda de calor deve substituir o período de chuvas nos próximos dias no estado goiano. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a temperatura pode subir para 40°C a partir desta quinta-feira (9).


Embora a previsão estime temperaturas elevadas, quase 100 cidades goianas também podem ter registro de tempestade. O Cimehgo informou que alguns municípios de Goiás sofrerão com altos níveis de chuvas, rajadas de vento e raios.


"Tivemos tempestades com rajadas de vento de mais de 70 km/h na região do Vale do Araguaia, nos municípios de Nova Crixás, São Luís dos Montes Belos e em São Simão", disse André Amorim, gerente do órgão.


Calor

André explicou que o aumento de temperatura se deve ao aquecimento do ar e da superfície. Segundo ele, as regiões mais afetadas serão o Norte e o Oeste de Goiás. Em Goiânia, a temperatura ficará em torno de 38°C.


A temperatura dos municípios de Porangatu, Anápolis e Goiânia devem alternar entre 38°C e 39°. Já em outras regiões pode chegar a 41°C. Conforme o órgão, há potencial de formação de onda de calor na parte centro sul do estado goiano nesse período.


O calor resulta da formação de um bloqueio atmosférico que vai dificultar a formação de nuvens de chuva e, por isso, as temperaturas vão ficar elevadas e a umidade relativa do ar deve cair.



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page