Na disputa das Argolinhas das Cavalhadas, Cristãos vencem, na despedida do Rei Turcão
21/05/2024 (08hs59m) Foi finalizada na segunda-feira, 20 de maio, mais uma edição das encenações entre Mouros e Cristãos no Clubes das Cavalhadas de Jaraguá, com toda a liturgia religiosa e cultural que o evento mantém a dezenas de anos. Milhares de pessoas acompanharam o espetáculo, das arquibancadas, aplaudindo os cavaleiros, além de todo o empenho nas carreiras, eles também disputaram a retirada das argolinhas, mais uma vez com vitória para os Cristãos.
22 Argolinhas Cristãos
15 Argolinhas Mouros
A Festa do Divino e as Cavalhadas são consideradas do povo e para o povo, realizada baseada na fé e na união das famílias católicas jaraguense. Uma tradição secular e cultural, que teve o apoio governamental da Prefeitura de Jaraguá e do Governo de Goiás, além de recursos dos deputados que representam a cidade.Durante a finalização das Cavalhadas uma despedida que emocionou a todos os presentes, foi a despedida do Rei cristão, Turcão, que dedicou 48 anos da sua vida a esse espetáculo e irá se aposentar. Autoridades como o Prefeito Paulo Vitor Avelar prestaram homenagens, a ele, assim como o Clube das Cavalhadas 2024, por tanta dedicação a cultura do município.
SUCESSÃO
Com a aposentadoria do Rei Cristão, Turcão, o embaixador Afrânio Luiz se torna o novo Rei Cristão, que por coincidência é irmão do Rei Mouro, Ricardo. Já o primeiro soldado dos Cristãos, Márcio Danilo, passa a ser embaixador.
Comments