top of page

Mudas de pequi sem espinhos serão distribuídas para agricultores familiares de Goiás

10/11/2022 (06hs57m) - Governo de Goiás irá distribuir mudas de pequi sem espinhos, a partir desta quarta-feira (09), para agricultores familiares e viveiristas do Estado. Desejo de muitos apaixonados pelo fruto, o desenvolvimento de novas cultivares foi feito pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados).


A ação conjunta já tem mais de 25 anos e começou com pesquisas de clonagem, propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia. Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe fez vinte clones da planta, transportados para o banco de germoplasmas da Emater. Avaliados durante anos, eles foram multiplicados e hoje o espaço possui mais de 1.600 pequizeiros. As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de abril deste ano.


Os pesquisadores vão disponibilizar a agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados seis mudas de pequi, sendo três delas sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e são próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria.


Segundo a Emater, os pequis sem espinhos ainda atendem à demanda de produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis, bem como à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa.


A cerimônia de lançamento oficial será realizada na sede da Emater, no Campus II da UFG, em Goiânia. No fim do evento, viveiristas e agricultores familiares que realizaram cadastramento no site da Emater serão os primeiros a adquirir mudas das seis variedades. Os kits serão vendidos pelo valor de R$ 150,00 cada lote, de acordo com a oferta.


No caso de viveiristas, é preciso estar cadastrado no Ministério da Agricultura (RENASEM) e, para os agricultores familiares, é exigido cadastramento no PRONAF (DAP/CAF). Mais informações sobre o lançamento do pequi sem espinhos e como adquirir as mudas estão disponíveis no site da Emater: www.emater.go.gov.br.


Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page