- Folha de Jaraguá
Mudança na legislação de trânsito cria dificuldade para motorista identificar radares
19/11/2023 (14hs58m) - A PRF inicia a operação de radares para multar motoristas infratores entre Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080) a partir desta dia 20 de novembro. Em Goiás, foram 68 equipamentos instalados e 12 no Tocantins.
Entre os 80 equipamentos, 44 operam com velocidade máxima de 80km/h e 5 operam em velocidade máxima de 100km/h para veículos leves e 80km/h para veículos pesados.
A legislação de trânsito mudou!
O perfil BR153 Goias Norte publicou que radares que antes tinham as placas “Fiscalização eletrônica de velocidade a tanto metros (a frente)”. Agora não existe mais essa sinalização de aviso.
Muitos motoristas estavam acostumados com a forma antiga de ser “avisado sobre o radar". Agora tem que obedecer a velocidade da via o tempo todo
(principalmente onde tiver a placa de velocidade máxima permitida).
Muitos motoristas opinam que muitos acidentes graves foram causados por causa dessa mudança na legislação e consequentemente na sinalização. “Quando o motorista percebe já está em cima do radar e tem que muitas das vezes frear bruscamente”
A concessionária tem que obedecer a legislação em vigor (coisa que nem o próprio DNIT - órgão do governo - obedece) Exemplo: Quem já andou em rodovia asfaltada totalmente preta, sem nenhuma sinalização
Tanto o DNIT, quanto GOINFRA ou
AGETO (Tocantins) já liberam rodovias para o tráfego sem nenhuma sinalização.
A concessionária obedece rigidamente a regra imposta pelo TB: Só libera o tráfego após a via estar devidamente sinalizada (coisa que nunca tinha sido visto)
A concessionária mais uma vez provando que o privado funciona melhor que o público. Empresa responde e é punida e paga.
