top of page

Lula e Vladimir Putin conversam por telefone sobre soberania da Venezuela, mas não falaram sobre a soberana da Ucrânia

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 16 de jan.
  • 1 min de leitura

16/01/2026 (07hs33m) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14). Os líderes discutiram questões internacionais da atualidade e a situação da soberania da Venezuela.

No entanto que chama atenção, que apesar da preocupação de Lula com a soberania da Venezuela, o presidente brasileiro foi incapaz de tocar no assunto sobre a soberania da Ucrânia, assunto pelo qual suas declarações já causaram diversas polêmicas.


Conforme informações divulgadas pelo Kremlin, Lula e Putin enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil “em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana”.


Os mandatários concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU (Organização das Nações Unidas) e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.


O contato entre os dois chefes de Estado se dá em meio ao acirramento das tensões no mundo após os Estados Unidos realizarem operação na Venezuela. O episódio resultou na captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro.


O Brasil tem criticado a postura de Donald Trump e encorpado o discurso de defesa da soberania de cada nação. Na ocasião do ataque, Lula chegou a afirmar que o país norte-americano cometeu "afronta gravíssima" e ultrapassou uma "linha inaceitável".

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
bottom of page