top of page

Lula defende PEC para enfrentar “república de ladrões de celular”

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 20 de mar.
  • 1 min de leitura

19/03/2025 (11hs31m) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a proposta de emenda à constituição (PEC) que prevê mudanças na legislação sobre a segurança pública no país como uma forma de enfrentar o crime organizado e impedir ação de uma “república de ladrões de celular”.


A fala foi dada no evento de inauguração do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (19/3). Na ocasião, Lula criticou a política de ampliação do acesso a armas do governo de Jair Bolsonaro (PL) e defendeu o texto apresentado pelo ministro Ricardo Lewandowski [Justiça] como alternativa à violência.


O que diz a PEC

O texto propõe constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e definir a responsabilidade da União sobre a matéria.


A proposta enfrenta resistência dos governadores, que veem tentativa de interferência nas atribuições dos estados.


Atualmente, a gestão da segurança pública compete aos estados. Em janeiro, o governo fez uma alteração no texto para afastar a possibilidade de ingerência.


O governo também incluiu as guardas municipais como órgão responsável pela segurança nos estados.

“Nós vamos ter que enfrentar a violência, temos que enfrentar o crime organizado. E não é o estado sozinho. É o estado, o município e o governo federal. Porque a gente não vai permitir que os bandidos tomem conta do nosso país. A gente não vai permitir que a república de ladrões de celular comece a assustar as pessoas nas ruas desse país”, disse o presidente.



Comments


300x250.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
300x250.gif
bottom of page