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Jornal Nacional lidera verba de publicidade em primeiro ano de Lula 3; R$ 24 milhões

14/03/2024 (07hs54m) - O Jornal Nacional é o programa de TV que mais recebeu verba publicitária do governo federal no primeiro ano da atual gestão Lula (PT). Os anúncios direcionados ao principal telejornal da TV Globo somam ao menos R$ 24 milhões.


O programa chegou a ser o terceiro colocado no mesmo ranking durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), quando a maior parcela da verba de anúncios foi direcionada ao Jornal da Record.


O segundo programa que mais recebeu inserções publicitárias do governo é o Fantástico, também da Globo, com anúncios que somam R$ 11,7 milhões. Os valores consideram veiculações no canal nacional e nas emissoras regionais do grupo.


Veículos de TV, rádio e internet do Grupo Globo receberam, em 2023, anúncios de ao menos R$ 118 milhões. O valor representa cerca de um terço dos R$ 358 milhões em publicidade, conforme a Secom.


A maior parte da verba do governo Lula foi para ações da Secom (R$ 185 milhões), seguida pelo Ministério da Saúde (R$ 151,1 milhões). A verba para comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo disparou na atual gestão Lula. O salto foi de R$ 815 milhões, em 2023, para R$ 1,45 bilhão, neste ano.


Além do Jornal Nacional e do Fantástico, o jornal Folha de S.Paulo recebeu R$ 648,9 mil em 2023, conforme o painel da secretaria. Já o jornal O Estado de S. Paulo obteve R$ 593,1 mil, e o jornal 0 Globo, R$ 859,4 mil.


Além destes estão o site Brasil 247 (R$ 697,4 mil), a revista Fórum (R$ 343,6 mil) e o site Diário do Centro do Mundo (R$ 222,4 mil). Esses veículos não receberam verba das gestões de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro.



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