top of page

Jaraguá tem o segundo caso confirmado da Varíola dos Macacos, uma criança de 07 anos

21/09/202/ (09hs30m) - A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde comunicar que foi confirmado na data de hoje (21/09) o segundo caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no município de Jaraguá.


Até o momento, foram notificados em Jaraguá 04 casos suspeitos da doença, destes, 02 casos foram descartados, 02 confirmados e 00 aguardam resultados de exames.


O caso confirmado trata-se de um paciente de 7 anos do sexo masculino que se encontra em isolamento domiciliar, sendo monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica. Além do paciente confirmado, seus contatos próximos também estão sendo acompanhados.


A Vigilância em Saúde alerta que, Monkeypox é uma doença transmitida por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias, mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas.


O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem. Os principais sinais e sintomas da Monkeypox são: Lesões na pele (únicas ou múltiplas) profundas e bem circunscritas, muitas vezes com umbilicação central, progressão da lesão através de estágios sequenciais específicos máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas, inchaço dos gânglios (íngua), (incluindo região genital/perianal, oral) E/OU proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), E/OU edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.


Portanto, a Vigilância em Saúde recomenda à população a manter hábitos como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados, especialmente pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e portadores de quadros de imunodeficiência.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page