Jaraguá está entre os primeiros projetos habilitados no PAC do Governo Federal
16/12/2023 (10hs36m) - Os primeiros projetos que avançaram na análise do governo federal no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) são de Goiás e com relação ao Patrimônio Histórico. São dez propostas que se encontram como habilitadas e passaram para a última fase para a seleção dos recursos federais.
A cidade de Goiás avançou com duas propostas, Jaraguá com três e ainda há um projeto de Silvânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cidade Ocidental. O Prefeito frisou que outros projetos em diversas áreas foram cadastrados e aguardam confirmação de habilitação.
Ao todo, a elaboração dos projetos pedidos soma R$ 7,37 milhões e há ainda outros R$ 62 milhões estimados para a execução das obras em si, mas que ainda não são objeto das propostas em curso. Neste ano, o PAC para o Patrimônio Histórico se refere apenas à realização dos projetos e há uma expectativa para que, em 2024, uma nova etapa do programa federal seja para a liberação da verba para a execução dos projetos.
O município de Jaraguá está com três propostas habilitadas no PAC Patrimônio Histórico, aguardando apenas a confirmação para o recebimento da verba relacionada. Dois dos projetos estão no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que é um bem tombado em âmbito nacional pelo Iphan.
Uma delas é a revitalização de um galpão datado dos anos 1940 localizado no entorno do bem tombado de modo a torná-lo um Cine Teatro e um espaço cultural na cidade. A outra proposta é em um terreno adjacente à igreja e visa a preservar a história do local com a revitalização do prédio em que funciona uma Unidade Básica de Saúde (UBS), recuperando a fachada do antigo casarão por fotos. “A UBS permanece, e um novo casarão é proposto para os artesãos, visando a requalificar o Largo do Rosário e valorizar o patrimônio histórico de Jaraguá”, justifica a prefeitura.
O município de Jaraguá também habilitou a proposta de revitalização de uma edificação no centro histórico da cidade, “construída no estilo Art Déco, que abriga a Banda Santa Cecília, a banda de música mais antiga de Goiás”.
Comments