top of page

Jaraguá está entre os primeiros projetos habilitados no PAC do Governo Federal

16/12/2023 (10hs36m) - Os primeiros projetos que avançaram na análise do governo federal no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) são de Goiás e com relação ao Patrimônio Histórico. São dez propostas que se encontram como habilitadas e passaram para a última fase para a seleção dos recursos federais.


A cidade de Goiás avançou com duas propostas, Jaraguá com três e ainda há um projeto de Silvânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cidade Ocidental. O Prefeito frisou que outros projetos em diversas áreas foram cadastrados e aguardam confirmação de habilitação.


Ao todo, a elaboração dos projetos pedidos soma R$ 7,37 milhões e há ainda outros R$ 62 milhões estimados para a execução das obras em si, mas que ainda não são objeto das propostas em curso. Neste ano, o PAC para o Patrimônio Histórico se refere apenas à realização dos projetos e há uma expectativa para que, em 2024, uma nova etapa do programa federal seja para a liberação da verba para a execução dos projetos.


O município de Jaraguá está com três propostas habilitadas no PAC Patrimônio Histórico, aguardando apenas a confirmação para o recebimento da verba relacionada. Dois dos projetos estão no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que é um bem tombado em âmbito nacional pelo Iphan.


Uma delas é a revitalização de um galpão datado dos anos 1940 localizado no entorno do bem tombado de modo a torná-lo um Cine Teatro e um espaço cultural na cidade. A outra proposta é em um terreno adjacente à igreja e visa a preservar a história do local com a revitalização do prédio em que funciona uma Unidade Básica de Saúde (UBS), recuperando a fachada do antigo casarão por fotos. “A UBS permanece, e um novo casarão é proposto para os artesãos, visando a requalificar o Largo do Rosário e valorizar o patrimônio histórico de Jaraguá”, justifica a prefeitura.


O município de Jaraguá também habilitou a proposta de revitalização de uma edificação no centro histórico da cidade, “construída no estilo Art Déco, que abriga a Banda Santa Cecília, a banda de música mais antiga de Goiás”.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
webbanner-728x90px.gif
bottom of page